São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
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Globalização chega também ao marketing

SYDNEY MANZIONE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há duas semanas publicamos o ranking das principais marcas européias, notando a característica de globalização da maioria delas.
Olhando para as marcas poderíamos perguntar: a globalização também acontece com as estratégias de marketing? Parece que, de certa forma, sim.
As marcas, na Europa, respeitam as diferenças de países, no que se refere aos detalhes. Se uma marca tiver como estratégia a propaganda, por exemplo, independente do país, usará propaganda, podendo mudar a mensagem ou, até, a mídia utilizada, mas nunca mudando a estratégia de uso de propaganda.
A maior parte das marcas (66%) baseiam suas estratégias principais em apenas um ponto (propaganda e embalagem, por exemplo); 30% delas usam duas estratégias combinadas e apenas 4% usam três ou mais estratégias combinadas.
A principal estratégia utilizada pelas marcas é, de longe, a propaganda (57% do total).
Algumas usam expedientes criativos, como o Nescafé, que usou o cinema, com filmes publicitários dirigidos por Mike Newel ("Quatro casamentos e um funeral"), ou a Coca Cola, que faturando quase a soma da segunda, terceira e quarta colocadas no seu setor, usa meios grandiosos, como patrocinar a Copa do Mundo, as Olimpíadas e outros grandes eventos esportivos.
No Brasil, as estratégias parecem seguir o que é feito na Europa. Mais um ponto para a maturidade do marketing nacional.

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