São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo turco antecipa eleições ao perder o voto de confiança

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A primeira-ministra turca, Tansu Çiller, convocou eleições gerais antecipadas após perder no Parlamento voto de confiança.
A Assembléia Nacional turca rechaçou por 230 votos contra 191 o novo governo formado no último dia 5 e liderado por Tansu Çiller.
``A democracia e o país necessitam de uma eleição geral o mais rápido possível", disse Tansu Çiller, primeira mulher a governar o país, de maioria muçulmana.
Ela deveria ter apresentado ontem sua renúncia ao presidente Suleiman Demirel, que pode dissolver o Parlamento e determinar a data do novo pleito, que seria realizado só em outubro de 1996.
A derrota de Çiller era dada como certa no início da manhã quando deputados do Partido Democrático de Esquerda declararam que votariam contra o seu governo.
Segundo eles, Çiller estaria fora do poder caso não chegasse a um acordo com os 350 mil trabalhadores em greve há um mês.
A votação agravou ainda mais a crise política que começou em 20 de setembro passado quando a primeira-ministra renunciou ao cargo.
Seu governo (minoritário) ficou sem sustentação quando os sociais-democratas se retiraram da coalização governista.
No dia seguinte à sua renúncia, Çiller foi chamada por Demirel para formar um novo gabinete.
Horas antes da votação ontem no Parlamento, manifestação contra Çiller reuniu cerca de 15 mil trabalhadores nas ruas da capital, Ancara. Uma mulher foi presa.
Çiller deve ficar no poder até que seu substituto seja eleito.

Texto Anterior: Israel reabre fronteiras e define prazo para eleições na Cisjordânia
Próximo Texto: Países pedem fim do embargo a Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.