São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel reabre fronteiras e define prazo para eleições na Cisjordânia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O fechamento das fronteiras de Israel com a faixa de Gaza e a Cisjordânia, imposto há três semanas, será suspenso amanhã, segundo anunciou ontem o ministro israelense das Relações Exteriores, Shimon Peres.
A medida vai permitir a entrada de cerca de 30 mil palestinos que trabalham diariamente em território israelense.
O governo de Israel havia ordenado o fechamento das fronteiras a fim de evitar tentativas de atentados na época da assinatura do acordo relativo à ampliação da autonomia na Cisjordânia, firmado entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina no dia 28 de setembro, em Washington.
Depois de uma reunião ontem com Iasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, Peres disse que o início da retirada das tropas israelenses das cidades da Cisjordânia foi marcado para o próximo dia 25.
Foi definida também uma data limite para a realização das eleições palestinas, que devem ocorrer até 22 de janeiro próximo.
Seis militares israelenses foram mortos ontem num ataque de militantes do Hizbollah (Partido de Deus), no sul do Líbano.
O ataque aconteceu nas proximidades de Rihan, no setor oriental da zona ocupada, próximo de onde ocorreu um ataque na última quinta-feira, que matou três militares e feriu outros seis.
Em comunicado oficial, o chanceler Shimon Peres afirmou que Israel não deixará de reagir aos repetidos ataques e acusou indiretamente o governo da Síria.

Texto Anterior: Voto dá mais 7 anos a Saddam Hussein
Próximo Texto: Governo turco antecipa eleições ao perder o voto de confiança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.