São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faria Lima deve desafogar marginal

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Gilberto Lehfeld, disse que o prolongamento da Faria Lima vai criar uma paralela de 13 km à marginal Pinheiros.
Para chegar a esse número, o presidente está incluindo em seus cálculos os novos trechos da Faria Lima e as demais avenidas que terão ligação com ela.
Segundo ele, isso deve desafogar a marginal, que -apesar de ser uma via expressa- tem apresentado tráfego lento nos horários de pico por causa do excesso de veículos.
Para Lehfeld, quem sai da Lapa em direção ao Itaim tende hoje a procurar a marginal Pinheiros, já que não há uma ligação direta entre estas duas regiões.
Pesquisas da CET indicam que, na média, os motoristas utilizam a marginal para percursos de cerca de 6 km. Esses trajetos curtos acabam roubando espaço de quem quer usar a marginal para viagens longas.
Ainda segundo Lehfeld, o prolongamento da Faria Lima até a Pedroso de Morais vai retirar carros da avenida Rebouças.
Ele disse que os motoristas que entram à direita na Rebouças, quando vêm da Pedroso de Morais, passarão a utilizar a Faria Lima.
Tudo isso, de acordo com Lehfeld, são ensaios que a CET faz para tentar prever de que maneira o motorista vai se comportar e qual é o volume de tráfego que será absorvido pela nova obra viária.
Mesmo que os motoristas não se comportem como os técnicos da CET estão prevendo, Lehfeld acredita que os investimentos de R$ 110 milhões na nova Faria Lima valerão a pena.
Ele disse que ganhar uma paralela de 13 km à marginal Pinheiros, que tem 24 km de extensão, pode desafogar um pouco o trânsito na região. O engenheiro Eduardo Vasconcelos Alcântara, ligado ao Instituto de Engenharia, disse que uma ligação de 13 km de extensão com continuidade física terá benefícios inequívocos.
Ele afirmou que, em função dos semáforos, na nova Faria Lima a velocidade média vai tender a 25 km/h ou 30 km/h. Na marginal Pinheiros, ainda segundo Alcântara, a velocidade média é de 50 km/h.
Segundo ele, o motorista vai avaliar se vale a pena -por exemplo- utilizar a marginal para ir do Itaim à Lapa ou se usar Faria Lima, mesmo andando mais lentamente, é uma opção melhor.
O arquiteto Cândido Malta criticou o fato de o prefeito Paulo Maluf ter desistido de construir o trecho da Faria Lima que faria a ligação com a avenida Luís Carlos Berrini, no Brooklin (zona sul).
Lehfeld disse que o prefeito não anunciou a desistência oficialmente e, por isso, preferia não rebater a crítica de Malta.
Em entrevista à Folha, o prefeito Paulo Maluf disse que não fará o trecho final da obra porque a CET o convenceu de que a ligação Faria Lima Berrini pode ser feita pela avenida Juscelino Kubitschek.

Texto Anterior: Comerciante atira de prédio e mata mulher
Próximo Texto: Consultor critica uso de carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.