São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área que foi quilombo é demarcada em Goiás

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Técnicos do Idago (Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás) e da Escola Técnica Federal iniciaram a demarcação das terras dos kalungas, um grupo descendente de escravos.
A área, que abrigou quilombos, tem 4.000 moradores e fica a 650 km de Goiânia (GO). Foi tombada pelo governo do Estado em 91, como patrimônio cultural e sítio de valor histórico.
Os kalungas, que estão na área há 250 anos, serão donos de 202.600 hectares (2.026 km2, pouco mais que a cidade de São Paulo). Segundo o presidente do Idago, Durval Mota, 70 fazendeiros na região detêm 30 mil hectares da área e serão necessários R$ 9 milhões para indenizá-los pela desapropriação.
O término da demarcação está previsto para daqui a cinco meses. O Idago pretende construir, a pedido dos kalungas, escolas, postos de saúde, saneamento e estradas.

Texto Anterior: Inventor de trava antifurto é preso no PR
Próximo Texto: A remuneração dos médicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.