São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prisões devem ser menores, diz juiz

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz Nagashi Furukawa, responsável pela Cadeia Pública de Bragança Paulista, afirma que a experiência de sua cidade poderia ser aplicada em outros municípios do Estado.
"A solução para o problema penitenciário está nos minipresídios", diz. Segundo ele, o Carandiru é um contra-exemplo.
Nagashi diz que administrar pequenos presídios é mais barato. O juiz também afirma ser importante manter os presos próximos às famílias para facilitar a readaptação social.
O governo do Estado tem um projeto para desativar o Complexo Penitenciário do Carandiru (zona norte de SP). Com capacidade para 5.900 presos, o presídio possui atualmente 9.100 detentos.
Em 1992, morreram 111 presos no massacre do Carandiru, durante o governo de Luiz Antonio Fleury Filho.
O projeto de desativação do Carandiru prevê parceria com a iniciativa privada. Segundo a proposta, as empresas constroem novos presídios e, em troca, recebem o terreno do Carandiru. A área tem 427.600 m2.
As novas penitenciárias deverão ser feitas num raio de até 100 km da capital. O custo de toda a estrutura para substituir o Carandiru está previsto em R$ 256,9 milhões.
A Secretaria de Assuntos Penitenciários prepara um edital de concorrência para a desativação do Carandiru.
(KA)

Texto Anterior: Grupo quer gerir verba do Estado
Próximo Texto: União 'bloqueia' as ações de usucapião na periferia de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.