São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carrefour e Extra lideram em avaliação

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Carrefour e Extra são as redes varejistas mais bem avaliadas pelos consumidores da Grande São Paulo, segundo levantamento conduzido pela CBPA (Companhia Brasileira de Pesquisa e Análise).
A maioria (55% e 54%, respectivamente) dos clientes atribuiu nota máxima às duas redes, enquanto o Pão de Açúcar recebeu a menor entre dez redes pesquisadas.
Além do item "avaliação geral", os 1.500 consumidores entrevistados na Grande São Paulo foram convidados a dar nota -numa escala de um a cinco- às redes que frequentam, em relação a 21 outros quesitos.
A pesquisa constatou insatisfação dos clientes da maioria das redes com as opções de pagamento oferecidas, produtos importados e eletroeletrônicos.
Mas o esforço desenvolvido em algumas seções foi recompensado pelos consumidores com notas superiores a quatro, classificadas como "boas" pela CBPA, para nova das dez redes.
É esse o caso da padaria, apontada por executivos do ramo como importante isca para assegurar o fluxo diário de clientes nas lojas. Além disso, nenhuma das redes teve nota abaixo de quatro no quesito "qualidade dos produtos".
Extra e Pão de Açúcar pertencem ao mesmo grupo, posicionado em segundo lugar -atrás do Carrefour- no ranking das maiores redes, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A diretoria do Pão de Açúcar, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que levantamentos como esse "são um instrumento respeitável de avaliação".
Segundo a assessora Rosana Dias, a rede ainda é muito heterogênea. "Temos lojas que serão reformadas e outras que já equivalem ao que existe de mais moderno no Primeiro Mundo", afirma.
"Temos pesquisas que mostram que o consumidor está detectando as mudanças do Pão de Açúcar e está gostando delas", acrescentou.
Peter Hardtmeier, presidente da rede de supermercados Sé, classificada em penúltimo lugar na avaliação geral, criticou o critério adotado pelo instituto. Ele afirma ser muito baixa a amostragem de clientes entrevistados (83) em relação ao contingente que frequenta as nove lojas instaladas na região.
Como o levantamento foi feito em três outras capitais (Rio, Porto Alegre e Recife), emergem informações curiosas. Os paulistanos, por exemplo, são os que mais vão às compras acompanhados (72%).

Texto Anterior: Bolsas registram fortes variações de preços
Próximo Texto: Preços ficam estáveis em supermercados de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.