São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços ficam estáveis em supermercados de SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços ficaram estáveis nos supermercados na terceira semana do mês, após forte aceleração na segunda semana. A alta foi de apenas 0,02%, contra 2,52% no período anterior -o maior aumento semanal do Plano Real.
Nos hipermercados, o reajuste da semana foi de 0,57%. Na anterior, tinha sido de 2,39%.
Os dados são de pesquisa do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange cem itens nos setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
A segunda semana se refere à comparação de preços entre os dias 11 e 18 últimos. Na terceira semana, foram comparados preços médios entre 18 e 25 de outubro.
Os preços médios dispararam na segunda semana do mês devido à queda de oferta de hortifrútis, provocada pelo excesso de chuvas.
Terminadas as chuvas, a oferta voltou ao normal e os preços estão em queda. Cebola e batata, que lideraram as altas na segunda semana, caíram 10% e 30%, respectivamente, na terceira.
Nesta semana, dois novos itens voltaram a subir, compensando as quedas de hortifrútis: carne bovina e produtos industrializados.
O aumento da carne bovina nos supermercados reflete o reajuste de preços no pasto. Tradicionalmente, a oferta de boi gordo para abate diminui no mês de outubro, elevando os preços.
A retração da oferta neste ano ocorre mais tarde e deve ser menor do que nos anos anteriores. Com isso, os preços devem oscilar menos. Ontem, a arroba de boi gordo estava sendo negociada a R$ 26,00 no Estado de São Paulo, 4% mais do que há uma semana.
Entre os produtos industrializados, os setores de higiene e de limpeza tiveram seus preços reajustados em 1%, em média.

Texto Anterior: Carrefour e Extra lideram em avaliação
Próximo Texto: PIB dos Estados Unidos cresce 4,2%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.