São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY exibe diálogo dos simbolistas Munch e Sohlberg com a natureza

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O National Academy Museum de Nova York exibe até 14 de janeiro "Landscapes of the Mind" (Paisagens da Mente), exposição de gravuras, desenhos e telas dos simbolistas noruegueses Edvard Munch (1863-1944) e Harald Sohlberg (1869-1935).
O título da mostra a delata. Além de retratar a relação de dois dos maiores expoentes artísticos da história do país com a natureza, "Landscapes of the Mind" evidencia o conceito -comum aos dois- da natureza como reflexo de um estado de espírito.
Oriundos do naturalismo, porém dissonantes deste movimento, para eles, a natureza funciona como metáfora das emoções. Mas tanto em Munch quanto em Sohlberg, a natureza não representa mais a celebração da majestade e da identidade nórdica, mas um espelho das almas (geralmente atormentadas e à procura da serenidade).
"Da mesma forma como Leonardo da Vinci estudava a anatomia humana e dissecava cadáveres, assim procuro dissecar almas", disse Munch. Esta sua posição não é diferente em relação à natureza.
Ao retratar o homem como mais um dos elementos de suas paisagens, o pintor evidencia a impotência deste em relação ao meio. Angústia, melancolia e mistério são algumas das sensações que permeiam este encontro e estão presentes em obras como "Separação" (1896) e "Garotas na Ponte" (1903), presentes na mostra.
Também em Sohlberg, a natureza é soberana, a solidão é universal e a verdade vai além do homem.
À medida em que observa e admira à distância a natureza, o homem se afasta dela e demonstra sua impotência. Por isso ele o exclui de suas paisagens, algumas com títulos como "Ansiedade' e "Desespero".

Mostra: Landscapes of the Mind (telas, desenhos e gravuras de Edvard Munch e Harald Sohlberg)
Quando: até 14 de janeiro (o museu fecha às segundas-feiras)
Onde: National Academy Museum (Fifth Ave.,1.083, entre ruas 89 e 90)

Texto Anterior: O homem alto não é gay nem nazista
Próximo Texto: Abdias do Nascimento retrata orixás como forma de resistência cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.