São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme mostra intimidade de Isaac Mizrahi

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

"Unzipped", o filme de Douglas Keeve sobre Isaac Mizrahi, penetra de maneira divertida e romântica no universo do estilista americano.
Filmado durante a preparação da sua coleção de inverno em 1994, "Unzipped" mostra ao mesmo tempo o dia-a-dia dos preparativos do desfile e a intimidade do estilista, um dos mais importantes da nova geração americana.
Mizrahi, 33, filho de pais judeus, diz que começou a se interessar por moda aos quatro anos, reparando nas roupas da mãe.
"Unzipped" oferece um dos raros momentos para se penetrar no tão falado e glamouroso mundo da moda, de maneira mais realista. Nem tudo é glamour, nem tudo é tão fácil quanto parece. Alterna preto e branco com alguns poucos momentos em cor, o que dá ao filme mais emoção e veracidade.
Neste sentido difere de "Prêt-à-Porter", filme de Robert Altman que também relata os bastidores do mundo da moda, só que de maneira superficial e irônica.
Muitas personalidades da moda estão no filme; as modelos, Linda, Naomi, Shalom e Kate, as editoras de moda -entre elas sua conselheira Polly Mellen, editora da revista "Allure"- até alguns amigos, como o estilista John Galliano e a cantora Sandra Bernhard.
Mizrahi não tem medo de se expor. Tem uma personalidade difícil -odeia críticas negativas, é exigente-, mas ao mesmo tempo é bem-humorado, alegre e supersticioso. Durante todo o filme, fumando muito, faz uma espécie de auto-reflexão e expõe os seus pensamentos mais íntimos e suas crises existenciais.
Apaixonado por cinema, referência básica para suas coleções, Mizrahi é mesmo a estrela do filme de Keeves, que faz de "Unzipped" uma declaração de amor ao companheiro e à moda. O "gran finale" fica por conta do desfile em si, onde o mundo idealizado por Mizrahi é enfim desvendado.

Texto Anterior: "O Convento" revisita mitos do Ocidente
Próximo Texto: Marco Tullio Giordana reabre caso Pasolini
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.