São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso desafia policiais a capturar foragidos

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O sem-terra Márcio Barreto, 24, há dois dias preso no Centro de Observação Criminológica do Carandiru (zona norte de São Paulo), desafiou, ontem à tarde, a polícia a encontrar José Rainha Jr., principal líder dos trabalhadores rurais no Pontal do Paranapanema (região oeste de São Paulo).
"Com as prisões, eles querem intimidar. Mas duvido que a polícia tenha coragem de entrar em algum acampamento", disse Barreto, durante a visita de 30 minutos que recebeu dos deputados estaduais Jamil Murad (PC do B) e Mauro Bragato (PSDB).
Segundo Barreto, Rainha está no Pontal "comandando o movimento". Barreto afirmou também que foi "emboscado" pela polícia.
"Estava em Mirante do Paranapanema e o delegado Eli Sanchez me chamou para conversar. Aí, me deu ordem de prisão", contou.
Algemado, o sem-terra foi transferido para Presidente Prudente, junto com Diolinda Alves de Souza, e depois para Marília.
Em Marília -disse Barreto aos deputados-, o juiz local teria dito que não queria a presença dos dois detentos, porque "era um problema político" e que quem "tinha aprontado a confusão que tratasse também de resolver".
Com cabelos e barba cortados, mas trajando roupas comuns, ele declarou também que na estrada, na região de Bauru, houve um pequeno atrito entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária.
A viagem chegou a ser interrompida, segundo ele, porque os soldados haviam esquecido o mandado de prisão em um outro posto rodoviário, onde haviam parado anteriormente. "Só depois que trouxeram o mandado, a viagem continuou".
Vigília
Ontem, manifestantes do MST e da CUT iniciaram diante da Penitenciária Feminina uma vigília, que ocorrerá diariamente, das 18h às 23h, até a soltura dos sem-terra.

Texto Anterior: Polícia não tem pistas de líderes
Próximo Texto: Brindeiro pede respeito à lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.