São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brindeiro pede respeito à lei

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, disse que autoridades e líderes de sem-terra devem evitar confrontos entre os trabalhadores rurais e a polícia e desestimular o descumprimento de decisões judiciais.
"É uma irresponsabilidade estimular o confronto e o descumprimento das decisões da Justiça. A tendência é que esse tipo de atitude acabe resultando em tragédias como a de Rondônia."
Brindeiro se referiu ao confronto entre sem-terra e polícia, ocorrido há três meses, em Corumbiara (RO), quando 12 pessoas (10 invasores e 2 policiais) morreram na ação de desocupação feita pela Polícia Militar.
Brindeiro disse que a Constituição garante o direito de propriedade e dá respaldo a quem reivindica a desocupação de suas terras.
"Volto a repetir que as decisões judiciais têm de ser respeitadas e as lideranças não devem estimular para o descumprimento e para a confrontação", afirmou.
O procurador-geral disse estar preocupado com a situação no Pontal do Paranapanema e que políticos e lideranças do campo devem encontrar uma "solução rápida" para o problema.
"O problema deve ser solucionado antes que haja um confronto. Se os governadores têm sido ineficientes para resolver a questão, quem os elegeu deve escolher melhor da próxima vez."

Texto Anterior: Preso desafia policiais a capturar foragidos
Próximo Texto: Diolinda estudou em Cuba por um ano, diz sua mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.