São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT perde seus 5 deputados para o PSDB

SILVANA QUAGLIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 03/11/95
O PDT não terá mais representação na Assembléia Legislativa de São Paulo a partir de segunda-feira.
Os cinco deputados do partido -Nelson Fernandes, Carlos Messas, Paulo Julião, Aloísio Vieira e Misael Margato- estão com tudo acertado para entrar no PSDB.
A cerimônia de filiação está marcada para o dia 6, às 15h, e deverá contar com a presença do governador Mário Covas e do ministro do Planejamento, José Serra, duas das principais lideranças tucanas no Estado.
O deputado federal Silvio Torres -presidente do PSDB do Estado de São Paulo- comemorava ontem as novas adesões. "Teremos a maior bancada da Assembléia", afirmou Torres.
O PSDB aumentará a bancada estadual de 20 para 25 deputados e se torna a maior bancada individual da Assembléia. Em seguida, vêm PMDB, com 17, PT, com 16, e PFL, com 12.
A mudança não se traduz em aumento do apoio numérico ao governador Covas, segundo avalia Torres. Os cinco deputados já apoiavam o governador.

Estratégia
O PSDB está repetindo, em São Paulo, a estratégia da Executiva Nacional, que é buscar novas adesões entre os políticos com mandato, mesmo que isso signifique algum confronto com o aliado PFL.
No caso dos deputados do PDT, por exemplo, há cerca de 15 dias, o PFL chegou a divulgar uma nota informando que os futuros tucanos se filiariam àquele partido.
Depois de intensas negociações, o grupo acabou debandando para o ninho tucano.
Os cinco teriam implodido a bancada pedetista na Assembléia por discordar da já lançada candidatura de Francisco Rossi à Prefeitura de São Paulo pelo partido.
Embora não-oficializada, a candidatura de Rossi já recebeu o aval do presidente do PDT e líder máximo do partido, Leonel Brizola.
Rossi, que disputou com Covas o segundo turno para o governo de São Paulo e teve o tucano como seu principal alvo de ataque, teria cobrado uma postura de oposição. Eles, no entanto, decidiram pelo apoio ao governador.

Texto Anterior: Deputado faz abaixo-assinado
Próximo Texto: Sarney e Maluf dizem que apóiam reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.