São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBGE lança mapa de animais ameaçados

DA SUCURSAL DO RIO

O IBGE começou a vender ontem o mapa que mostra as espécies e subespécies da fauna brasileira ameaçadas de extermínio, principalmente por causa da destruição do ambiente em que elas vivem. Ao todo são 303 animais.
Desse total, 24 são espécies "em situação bastante crítica ou praticamente extintas".
A borboleta encabeça essa lista, que inclui o cervo-do-pantanal, a ararinha-azul, a onça-pintada, o mico-leão-dourado e outros.
É por isso que, segundo ele, a maior parte das espécies ameaçadas é originária da Mata Atlântica, na região Sudeste, onde foi maior o desmatamento.
A caça e a pesca, segundo Aveline, têm importância secundária no processo de extinção se comparadas ao desmatamento.
O mapa do IBGE começou a vender agora, a R$ 8,50, está pronto desde 1992 e foi apresentado à comunidade científica durante a Rio-92 (Conferência Mundial para o Meio Ambiente).
A partir de terça-feira, o mapa estará à venda nas bancas de tofo o país.
A decisão de colocá-lo à venda objetiva popularizar as informações elaboradas pelo IBGE e captar recursos para reforçar o orçamento do instituto.

Texto Anterior: Exército registra 200 casos de Aids entre soldados desde 87
Próximo Texto: Globalização desintegra megacidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.