São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário diz que vai usar ambulâncias

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal da Saúde, Getúlio Hanashiro, disse ontem que as ambulâncias e os ônibus-ambulatórios estacionados há um mês em um pátio da prefeitura devem estar atendendo a população em "uma semana".
O secretário contestou a denúncia feita anteontem pelo vereador Adriano Diogo (PT), membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, de que a prefeitura estaria escondendo as 12 ambulâncias e 13 ônibus para só colocá-los em funcionamento depois do lançamento do PAS (Plano de Assistência à Saúde).
O PAS é o sistema aprovado pela Câmara Municipal há um mês que transfere a gestão dos hospitais e postos de saúde da prefeitura para cooperativas de médicos.
Estas cooperativas vão receber R$ 10,00 por mês da prefeitura por paciente cadastrado. O prefeito Paulo Maluf define o PAS como o "plano de saúde do pobre".
Os veículos têm o logotipo do PAS e foram pintados com suas cores (verde, branco e vermelho).
Ainda segundo Hanashiro, as ambulâncias não estão na rua porque não foram instalados os sistemas de oxigênio para pacientes.
O secretário negou as afirmações dos sindicatos dos médicos de que faltam ambulâncias na cidade. "As novas ambulâncias vão substituir unidades velhas ainda em circulação. O fato de estarem paradas não prejudica o atendimento", diz.
Na sexta-feira, Diogo vai entrar com um pedido de inquérito civil no Ministério Público Estadual contra Hanashiro. No pedido, ele acusa o secretário de estocar ilegalmente equipamentos vitais para a rede pública.

Texto Anterior: Emenda pode vetar aborto a estupradas
Próximo Texto: Servidores da Saúde ameaçam parar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.