São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mostra perfil multifacetado do maestro

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O que aconteceria se parceiros, amigos e familiares de Tom Jobim se reunissem em um longo e descontraído bate-papo a respeito do mestre da bossa nova?
Esse é o ponto de partida do livro "Tons Sobre Tom" (editora Revan), escrito pela atriz Tessy Callado e os jornalistas Márcia Cezimbra e Tárik de Souza.
Não exatamente uma biografia, o livro oferece um multifacetado perfil do compositor. Dezenas de depoimentos se entrelaçam com falas do próprio Tom, como numa imaginária conversa de bar.
Os relatos e opiniões são classificados tematicamente. As relações de Jobim com seus parceiros, com as mulheres, com a natureza ou com a literatura estão entre os vários assuntos abordados.
Ironia
Parceiros como Chico Buarque, Luis Bonfá e Billy Blanco somam-se aos discípulos Danilo Caymmi e Jacques Morelenbaum, entre outros, para traçarem um retrato humano repleto de detalhes saborosos, às vezes bastante pessoais ou nada reverentes.
"Ele era sarcástico, sacaneava as pessoas sem que elas percebessem", revela o parceiro Paulo César Pinheiro. "Com ele nunca era possível delimitar o que era ironia e o que era para valer", lembra Caetano Veloso.
Apesar de ser o primeiro trabalho abrangente lançado após a morte do compositor, "Tons sobre Tom" não foi concebido como uma homenagem póstuma. Começou a ser feito no final de 92.
Em suas 200 páginas, o livro também oferece uma cronologia com os fatos mais importantes da vida de Tom Jobim e uma relação de 247 músicas compostas por ele, incluindo algumas não-gravadas. Traz ainda dezenas de fotos.

Título: Tons sobre Tom
Autores: Márcia Cezimbra, Tessy Callado e Tárik de Souza
Lançamento: Editora Revan
Quanto: R$ 28

Texto Anterior: Leny Andrade e Cristovão Bastos cultuam poesia musical de Jobim
Próximo Texto: Angelopoulos faz viagem pelo fim do século
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.