São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa junta qualidade, preço, alegria e clientes

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Repleto de modelos de navios, iluminado por um lustre de cristal e embelezado por um lindo relógio azul em estilo camponês, no formato de um violino, o restaurante lota todas as noites.
Uma refeição imperdível começa pela sopa aromática de peixes bálticos -totalmente diferente de sua versão francesa, com seus temperos de açafrão e anis, mas não menos saborosa.
A seguir serve-se a perdiz assada acompanhada por dois dos ingredientes suecos prediletos, cogumelos dos tipos "morel e "lingonberries.
Como sobremesa, uma torta de maçã quente e úmida, com creme de baunilha. Para beber, um vinho branco italiano de Avignonesi e um clarete, Château Cantemerle.
A volta a pé para o hotel na cidade, por volta da meia-noite, guarda o inesperado prazer de ver uma faixa cor-de-pêssego no céu setentrional, evidência de que o Sol está logo abaixo do horizonte e que só irá permanecer ali por mais 1 ou 2 horas.
O sucessor de Tore Wretman no posto de imperador da "haute cuisine sueca é Erik Lallerstedt, proprietário de vários restaurantes.
Ele fugiu de casa aos 17 anos, foi duas vezes demitido de empregos de ascensorista e recepcionista no hotel Waldorf-Astoria, em Nova York, e depois voltou para a Suécia e abriu uma barraca no mercado Ostermalm.
Seu restaurante principal, o Erik's, fica na Cidade Velha, diante de uma popularíssima estátua de São Jorge (Goran, para os suecos) matando o dragão.
Ao entrar, o cliente é saudado por banquetas listradas de branco e rosa e um velho bar amarelo.
Ao sentar-se, o comensal é servido de verduras cruas e molho picante "remoulade, além de bastante Wika, a melhor marca de pão sueco quebradiço, de Dalarna.
A refeição começa com um prato de arenque, salmão, enguia e ovas, acompanhados por batatas cozidas suecas, nem farinhentas nem pegajosas, perfeitas sem manteiga nem nada mais.
O prato principal é à base de peixe -pode ser um linguado gigante com molho de estragão; ou um salmão com espinafre e molho de tomate.
Os preços do Erik's são altos, mas em seu novo restaurante com vista, o Gondolen's -sobre o qual Erik diz: "quero ouvir risadas neste lugar, não conversas sobre negócios- o ambiente é informal e os preços, mais baixos.

Texto Anterior: Arenque reina absoluto na capital sueca
Próximo Texto: Bistrô leva modernidade à culinária tradicional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.