São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montparnasse guarda lembranças da boemia

Sartre e Charles Baudelaire estão sepultados no lugar

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O segundo maior cemitério de Paris, o de Montparnasse, tem um "índex de celebridades" mais de acordo com a história do bairro do que o do Père-Lachaise.
O Père-Lachaise, um cemitério da elite parisiense, fica num dos bairros mais populares da cidade -e é bom notar que Montparnasse está um tanto degradado e lotado de prédios modernos.
O filósofo Jean-Paul Sartre e a escritora Simone de Beauvoir, sua mulher, dividem um túmulo em Montparnasse.
Símbolos de um certo tipo de vida e período da cidade -a boemia intelectual- os dois estão enterrados quase sob a sombra da torre de vidro preto de Montparnasse, um edifício de 209 m de altura, que é visto de muitos lugares de onde não se vê a torre Eifell e tem pouco ou nada a ver com a cara da cidade.
Outro personagem da cidade, o poeta Charles Baudelaire, está ironicamente sepultado no túmulo da família Aupick, de seu padrasto, que Baudelaire detestava.
Conta-se que numa das barricadas da Revolução de 1848, em Paris, o poeta carregava uma flâmula com a inscrição "morte ao general Aupick".
À procura de túmulos de gente como o escritor Samuel Beckett, você pode esbarrar com uma escultura de Brancusi. Para encontrá-los mais facilmente, pegue o guia do Montparnasse, de graça, logo na entrada do cemitério.
O Montparnasse fica no bulevar Edgar Quinet, 3. Uma das maneiras mais práticas de chegar até lá é pelo metrô, pelas estações Raspail ou Edgar Quinet.
O Montparnasse funciona de segunda a sexta das 8h às 18h; sábados das 8h30 às 18h e domingo das 9h às 18h, nos meses de março a novembro. Em dezembro e fevereiro o cemitério fecha às 17h30. Informações pelo telefone 44-10-36-50.
(VTF)

Texto Anterior: Morte lembra o horror do fim
Próximo Texto: Père-Lachaise é mapa da história e cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.