São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço de linha para venda e locação volta a aumentar

DA REDAÇÃO

Apesar de terem registrado aumento médio, os preços dos telefones para venda e locação tiveram uma queda real no trimestre de agosto e outubro.
A inflação no mesmo período, medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo), deve ficar entre 3,8% e 3,9%, enquanto os preços de telefone para venda subiram em média 1,35% -percentual menor que a inflação.
Para locação, o aumento foi de 1,43%, segundo pesquisa Datafolha (veja quadro ao lado).
Em agosto, os preços registraram queda média de -1,38%. A recuperação dos preços começou em setembro: 0,44%. Outubro ficou em 2,32%.
Comparado com o trimestre anterior, 39 tiveram queda de preços para a venda.
Segundo o Datafolha, esse aumento médio nas linhas já pode representar uma retomada de preços do mercado.
Mas, de acordo com o instituto, a aquisição de uma linha telefônica ainda não representa um bom investimento financeiro.
As maiores quedas nas linhas para venda foram verificadas nas regiões da Lapa (-9,83%), Água Branca (-4,84%) e Itaim Bibi (-3,46%).
Já Itaquera (14,61%), Guaianazes (10,84%), Vila Nova Cachoeirinha (10,65%), Parelheiros (9,92%) e Penha (6,89%) registraram os maiores aumentos para venda entre os meses de agosto e outubro.
Locação
Para locação, das linhas pesquisadas onde foram obtidos preços em todos os meses, 14 delas tiveram queda de preços.
O mercado de locação teve aumento médio de 1,43% no acumulado dos três meses.
Para o Datafolha, comparado com a inflação do período, o mercado de locação é um bom negócio para quem só quer alugar uma linha porque não tem telefone.
Mas representa um péssimo negócio para quem vai investir em linhas para locação.
Os maiores aumentos registrados no período foram Vila Prudente (6,34%), Paraíso (6,15%) e Freguesia do Ó (4,3%).
O mês de outubro foi responsável pelo grande aumento nessas três regiões. Só no mês passado, as linhas na região do Paraíso subiram 7,09%, Vila Prudente, 4,54%, e Freguesia do Ó, 3,66%.
As maiores quedas para locação foram registradas em Anchieta (-6,45%), Pinheiros (-4,35%) e Palmeiras (-3,54%).
Em agosto as linhas telefônicas para locação em São Paulo registraram aumento médio de 0,30%. Em setembro houve queda de -0,30%, com retomada de 1,43% em outubro.
Metodologia
A pesquisa de telefones é realizada pelo Datafolha semanalmente em 65 agências e leva em conta 70 centrais telefônicas de São Paulo.
A pesquisa é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi.
O projeto tem como assistente de planejamento a estatística Renata Nunes César.
A pesquisa de telefones é coordenada por Marlene Peret e Rosana Maria Ruiz Bruno, auxiliadas por Maria Aparecida Hipólito e Ednei Marcio Frigo. Mais informações: (011) 224-3949.

Texto Anterior: Compra por telefone traz risco
Próximo Texto: Como montar uma avícola?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.