São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995 |
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Coupé Fiat vale mais pela beleza do que pelo motor
LUCIANO SOMENZARI
No trânsito, nos estacionamentos ou mesmo em postos de gasolina, pescoços de todas as idades se esticam para admirar suas formas arredondadas. O Coupé Fiat consegue aliar conforto e luxo moderado sem perder seu maior destaque: a esportividade. A marca italiana retoma a produção de veículos desse tipo, que foi paralisada em 1979 -o último lançamento foi o Fiat 128 Sport, de linhas mais ortodoxas que as do atual (leia texto ao lado). O motor de 2.000 centímetros cúbicos (cc) de 16 válvulas rende potência na medida exata, o suficiente dentro das limitações do trânsito urbano. Dados da Fiat indicam que o modelo parte de 0 e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos. Não está próximo dos desempenhos dos superesportivos, bem mais velozes, mas se enquadra bem em sua proposta urbana. O Coupé italiano está longe de seus distantes primos japoneses, que oferecem sugestivos designs para altas velocidades e precárias potências nos motores. Também é por suas características de carro esporte que o Coupé sofre com as ruas do Brasil. Os pneus de perfil baixo -205/55, com aro de 15 polegadas- não conseguem absorver os impactos da buraqueira da cidade. A reduzida altura do carro em relação ao solo é outro complicador em lombadas e valetas. Se o motorista não tomar cuidado, a frente fatalmente raspa no chão. Quanto à dirigibilidade, o italiano é agradável em vários aspectos. Boa empunhadura do volante, posição baixa do motorista e o peculiar ronco do motor, digno de um superesportivo, são alguns deles. O detalhe desagradável é que o belo ruído da aceleração é atrapalhado pelo barulho das forrações internas do teto. Texto Anterior: Hyundai vende mais no Brasil Motor Show; Ford lança sistema de telemarketing; Grupo VW aumenta mercado na Alemanha; Toyota quer instalar fábrica na Espanha; Greenpeace estuda protótipo ecológico; Citroën apresenta novo Xantia Break; Lancia vai lançar modelo Y em 96 Próximo Texto: Termo vem do francês Índice |
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