São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha previne infecções

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Há duas semanas fiquei com meu namorado pela primeira vez. Em uma noite, transamos umas quatro vezes. Uma semana depois, comecei a sentir uma forte irritação na entrada da vagina. Será que peguei alguma doença dele?"

Toda vez que uma garota transa, ela pode ter ferimentos microscópicos na mucosa -tecido que reveste o interior da vagina.
Esses pequenos machucados servem de porta de entrada para uma série de microrganismos, que podem se instalar na mucosa e causar uma infecção.
Esses microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários) podem ser habitantes "naturais" da sua própria vagina ou podem ter sido trazidos pela relação sexual.
Agora que você já teve alguns esclarecimentos, aí vão os puxões de orelha.
Em primeiro lugar, se a senhorita e o seu namorado tivessem usado a camisinha, a essas alturas do campeonato você estaria livre dessas encanações.
Em segundo lugar, nada de ficar passando pomadas e cremes sem orientação médica. Está na hora de você fazer a primeira visita a um ginecologista e deixar que ele escolha o tratamento correto.

Texto Anterior: Só tem prazer quem conhece os seus limites
Próximo Texto: Sócrates participa do dia contra a fome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.