São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maciel é escolhido para representar Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O vice-presidente Marco Maciel, que estava ontem nos Estados Unidos, foi escolhido para representar o Brasil no enterro do primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin.
O enterro está previsto para hoje às 14h (10h no horário de Brasília). Ontem à tarde, o Itamaraty informou estar com dificuldades para encontrar vaga em companhias aéreas a fim de embarcar Maciel com destino a Israel.
As companhias norte-americanas estavam com todos os vôos lotados. Havia a possibilidade de a empresa El Al, companhia de aviação israelense, abrir um vôo extra para suprir a demanda.
Maciel participou em Nova York de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, e com o presidente do Citicorp, William Rhodes.
A solução ontem, na eventualidade de o vice-presidente não conseguir embarcar, seria designar o ministro Dilermando Cruz, encarregado de negócios em Tel Aviv, para representar o Brasil.
Mensagens
O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou mensagens de pêsames em inglês e português à viúva Leah Rabin, ao presidente de Israel, Ezer Weizmann, e ao primeiro-ministro interino, Shimon Peres.
Nas mensagens, FHC diz que ficou "profundamente consternado e chocado com o brutal assassínio" de Rabin.
O presidente afirma que teve um "encontro muito gratificante" com Rabin, nas comemorações dos 50 anos da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, no mês passado.
Na mensagem a Leah Rabin, viúva do premiê, FHC diz ter "certeza de que seus ideais (de Rabin) sobreviverão e permanecerão como seu legado".
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Felipe Lampreia, também enviou mensagem a Shimon Peres.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: Comunidade faz homenagem em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.