São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet tem 'memorial Rabin'

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

Um memorial para Yithzak Rabin foi posto na Internet pouco depois de sua morte.
Ontem à noite já havia mais de 900 páginas de mensagens de condolências para a família do premiê assassinado (uma média de uma a duas mensagens por página).
O endereço do memorial é http://www.netking.com/). As mensagens vinham principalmente de Israel e dos Estados Unidos, mas havia também da China, da Finlândia, Índia e outros países.
Entre as fontes de informação oficial que podem ser encontradas na Internet sobre Israel estão o Centro de Informação de Israel (http://israel.org) e o Ministério das Relações Exteriores de Israel (http://www.israel -mfa.gov.il/).
No Ministério das Relações Exteriores há uma relação de listas de discussão sobre temas ligados a Israel e uma lista de outros recursos relacionados na Internet, entre outras informações.
Uma página com notícias em hebraico fica no endereço http://snunit.huji.ac.il/snunit/manchi-hebrew-news.html. Esta páginas exige um programa com fontes do alfabeto hebraico.
Existe até mesmo uma página de extrema-direita no endereço http://www.primenet.com/~uriel/za.html.
Os grupos de discussão talk.politics.mideast, soc.culture.jewish, soc.culture.israel e soc.culture.arabic são boas fontes de informações não-oficiais.
As últimas palavras de Rabin estão no gopher://israel-info.gov.il/0R178288-1821-
/new/leaders1.
Um bom endereço para conferir a quantas andam os ânimos em Israel é o Sabra Chat, uma conversa em tempo real (http://www.irsociety.com/cgi-bin/webchat-
doorway.cgi?Room=Israeli-Chat).
O canal ñisrael do IRC (Internet Relay Chat) também abriga uma conversa em tempo real, bastante concorrida desde sábado.
Ontem havia mais de 50 pessoas reunidas no ñisrael, e o entra-e-sai era constante. A maioria dos usuários era de estudantes de Israel, com uma quantidade menor de norte-americanos.
O tom da conversa era decididamente pró-Rabin e os usuários trocavam condolências. Outro canal que também foi criado no IRC, ñrabin, estava fechado ontem. Os canais fechados são geralmente criados por grupos de pessoas que se conhecem entre si e querem barrar a entrada de estranhos. Aparentemente não havia outros canais relacionados ao assunto.
O gopher://israel-
info.gov.il/11/
mad reúne uma série de documentos sobre o processo de paz.
O serviço Pathfinder, da Time-Warner, traz um material extenso sobre a morte de Rabin. A Pathfinder montou também um chat (conversa) sobre o assassinato, e tem ligações para temas relacionados a Israel, além de uma pesquisa na Enciclopaedia Britannica Online sobre Israel.

Texto Anterior: 'Proteção total é impossível'
Próximo Texto: Atentado expõe terrorismo israelense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.