São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
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'Stylist' vale tanto quanto o estilista

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Começa a crescer no mercado da moda a participação de um certo tipo de profissional. São os "stylists".
Não se trata dos estilistas, como pode sugerir uma tradução mais rápida. Os "stylists" respondem especificamente pela imagem de um trabalho. Em parceria com estilistas (agora sim), publicitários e empresários da marca em questão, decidem sobre o resultado final de campanhas publicitárias, desfiles, fotos.
Fora daqui a coisa pega fogo. Por exemplo: um dos atuais messias da moda, o estilista austríaco Helmut Lang, trabalha com Melanie Ward, bem como Calvin Klein. Entre outros méritos, foi Ward quem ajudou a detonar a onda grunge que tomou conta da imagem da moda no início dos anos 90.
Joe McKenna, outro top deste segmento, é o escolhido pela estilista Miuccia Prada para suas duas conceituadas marcas, Prada e Miu Miu.
Os requisitos para um bom "stylist" são conhecer a fundo as tendências de moda; ter intimidade com o processo de feitura da imagem (a produção, o look, a foto em si, recursos técnicos de laboratório, casting) e desenvoltura para lidar com os profissionais que participam destas etapas.
Os "stylists" podem ser também editores de moda de revistas, em caráter fixo ou como contribuinte. Assim mesmo podem participar de campanhas publicitárias contratados pelos estilistas. No mercado brasileiro, bem mais restrito, é rara a figura do editor free-lance, talvez o motivo pelo qual a participação do "stylist" ainda não tenha explodido como no exterior.
(EP)

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