São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é roteiro perfeito para final de ano

JANE CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

É época de programar as férias, pensando principalmente onde passar o Natal e Ano Novo com toda a família. O local escolhido deve ter diversão para todos. Manhattan, em Nova York, é o lugar ideal.
Pontos turísticos e lojas estão espalhados a cada esquina, além de restaurantes, teatros, parques e museus irresistíveis.
A cidade de Nova York se divide em cinco distritos, sendo que Manhattan é o maior e mais famoso deles. Os outros são Brooklyn, Bronx, Queens e a ilha da estátua da Liberdade.
A baía de Manhattan foi descoberta em 1524 por um italiano chamado Giovanni de Varrazano. Os primeiros colonizadores foram os holandeses, que lá estiveram em 1625 e se estabeleceram na baixa Manhattan.
Em 1624 foi a vez dos ingleses, que batizaram o lugar de Nova York, em homenagem ao duque de York.
Em 1783, foi nomeada a primeira capital dos Estados Unidos, apenas sete anos depois da proclamação de independência daquele país, tendo George Washington como presidente.
No final do século 19, começaram a chegar os primeiros imigrantes europeus em busca do "sonho americano", tornando Nova York a principal porta de entrada para a América.
Desde então, pessoas de várias origens vêm se mudando para a "Big Apple" (Grande Maçã) -como é conhecida a cidade.
É impossível não ver um estrangeiro a cada minuto. Eles estão por todos os lugares: trabalham como motoristas de ônibus ou de táxis, atendentes de lojas, donos de pequenos negócios, além da grande quantidade de turistas.
Os brasileiros são muitos. Eles fazem compras e se divertem na ilha de Manhattan.
Além de local ideal para compras, Manhattan é ainda o centro financeiro, cultural, político e intelectual da cidade de Nova York.

LEIA MAIS
Sobre Nova York na pág. 6-13

Texto Anterior: Sul cresce em infra-estrutura e segurança
Próximo Texto: Conheça o que há de mais típico nos bairros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.