São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palermo é centro de herança bizantina

ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE
DO CONSELHO EDITORIAL

Erice é um belo exemplo de vila medieval. Sua localização privilegiada já havia atraído os gregos e, antes deles, os fenícios.
O pequeno castelo normando fica a 750 metros de altitude debruçado sobre o mar. Mas são as pequenas vielas que se entrecortam em um labirinto insondável o que mais cativa nesta cidadela de artesãos, artistas e acadêmicos.
Mas é em Palermo que o visitante encontrará as relíquias inestimáveis de influência bizantina. A catedral de Monreal, construída por beneditinos ainda no século 12, exibe seus espetaculares mosaicos inseridos em uma arquitetura mista, normanda e árabe.
Respire fundo e se deixe inebriar pela atmosfera mística durante a caminhada pelos corredores, enquanto observa as esguias colunas que encerram o quadrante.
A capela Paladina, no castelo normando, complementa essa visão do mundo bizantino e medieval na Sicília. Monreal e capela Paladina poderão ser visitados em um dia. Mas cuidado, pois não há quem resista à tentação de voltar.
É claro que Taormina, embora contaminada pelo turismo, é um exemplo precioso de urbe medieval-renascentista. O corso Humberto, infelizmente, está sempre saturado de turistas.
Para esquecê-los, tome uma cerveja no café Wunderbar, onde o dramaturgo americano Tennessee Williams costumava "flertar" com rapazinhos. Lá há uma espetacular varanda sobre o mar.

Texto Anterior: SICÍLIA
Próximo Texto: Tormina e Positano fascinaram intelectuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.