São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitores de Búzios aprovam emancipação

DA SUCURSAL DO RIO

Em plebiscito realizado ontem, a maioria dos eleitores do distrito de Armação de Búzios (a 190 km do Rio, na região dos Lagos) aprovou a criação do mais novo município do Estado do Rio.
Os emancipacionistas conseguiram uma vitória expressiva: 4.277 eleitores optaram pelo "sim", o que significa 96% dos votantes favoráveis à separação de Búzios de Cabo Frio (no litoral norte do Estado, a 170 km do Rio).
Contra a emancipação, votaram 118 pessoas (2,65%). Houve 56 votos em branco (1,26%). Votaram no plebiscito 4.451 dos 7.138 eleitores listados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
A festa emancipacionista começou às 14h, ao ser obtido o quórum de metade dos eleitores mais mais um.
Conhecido por ser um dos balneários preferidos por artistas, políticos e empresários, Búzios se tornou um local badalado depois que Brigitte Bardot visitou suas praias na década de 60.
Mesmo com chuva e tempo nublado, os vitoriosos improvisaram uma festa carnavalesca na rua das Pedras, a mais famosa de Búzios. A previsão era a de que a batucada entraria pela madrugada.
Graças ao sistema de votação informatizada instalado pelo TRE, o resultado foi conhecido 30 minutos após o fim da votação.
A emancipação era considerada certa em Búzios. Até a Prefeitura de Cabo Frio -historicamente contrária à divisão do município- apoiou. O prefeito José Bonifácio Novellino (PDT) defendeu o voto emancipacionista.
A eleição que definirá o primeiro prefeito de Búzios ocorrerá no ano que vem. Autora do projeto do plebiscito, a deputada estadual Solange Amaral (PV), 42, se lançou candidata. A disputa pela prefeitura não deverá contar com artistas. Na campanha de emancipação de 91, estiveram cogitados para concorrer a prefeito de Búzios a modelo Luíza Brunet e o ator Marcos Paulo, que têm casas em Búzios.

Texto Anterior: Aumento de receita não impedirá demissões
Próximo Texto: 'Jovens proclamaram República'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.