São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlantis parte rumo à estação russa Mir

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Americanos devem visitar russos
Das agências internacionais
O ônibus espacial norte-americano Atlantis partiu ontem às 10h30 (hora de Brasília) da Flórida (EUA) em uma missão cujo objetivo é um acoplamento com a estação orbital russa Mir.
O lançamento do ônibus só poderia ser realizado dentro de um período de dez minutos, e os controladores estavam preocupados com as nuvens na costa do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, EUA).
O mau tempo nos três locais programados para pouso de emergência da nave já havia adiado a decolagem por um dia.
Em sua missão de oito dias, os cinco astronautas a bordo do Atlantis vão instalar um módulo de acoplamento na estação Mir.
Essa ação que deve ser repetida várias vezes quando começar a construção da estação orbital internacional em 1997.
O astronauta canadense Chris Hadfield deve usar um braço de robô para erguer o módulo de acoplamento do compartimento de carga do Atlantis e levá-lo até o local de acoplamento na Mir.
Nesse momento, o comandante Ken Cameron vai disparar os propulsores do Atlantis, dirigindo a espaçonave ao módulo, que tornará muito mais fácil o acoplamento de futuras missões.
Depois que estiver no lugar, o Atlantis tentará uma aproximação suave da Mir. Em constante comunicação com os três tripulantes da Mir, os astronautas do Atlantis planejam se acoplar à estação na próxima quarta-feira.
Uma vez lá, astronautas e cosmonautas estarão livres para flutuar no túnel entre o ônibus espacial e a estação orbital. Os astronautas vão transferir comida, água, roupas e dois painéis de energia à estação russa.
Eles trarão de volta à Terra amostras de sangue, urina e equipamentos que precisam de reparos. As tripulações devem ficar três dias juntas no espaço.
Um violão está sendo levado para a tripulação da Mir, cuja volta à Terra está prevista para daqui a quatro meses.

Texto Anterior: Equipe desenvolve vacina contra câncer
Próximo Texto: Alemão tenta comprovar que existe comunicação com mundo paralelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.