São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguro-desemprego pode ser tributado

GUILHERME EVELIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Euler Ribeiro (PMDB-AM), relator do projeto da reforma previdenciária, vai propor em seu parecer a instituição da cobrança de uma alíquota do seguro-desemprego para contribuição à Previdência.
Pela proposta do relator, o desconto no seguro-desemprego servirá para que o período em que os desempregados demitidos sem justa causa passam fora do mercado do trabalho entre também na contagem do tempo de contribuição à Previdência para efeito de aposentadoria.
O valor da alíquota a ser descontada do seguro-desemprego vai ser estabelecido em lei complementar à Constituição. O parecer vai fixar em 35 anos o tempo mínimo de contribuição à Previdência para que homens possam se aposentar. Para as mulheres, esse tempo será de 30 anos.
O deputado afirmou ontem que considera praticamente superado o conflito com o governo sobre o conteúdo do seu relatório.
Ele recuou da sua intenção inicial de fazer vigorar o fim da aposentadoria proporcional e por tempo de serviço apenas para as pessoas que entrarem no mercado de trabalho depois da promulgação da emenda constitucional.
O principal ponto de divergência que resta entre a proposta do governo e o relatório que Ribeiro deve divulgar até o dia 27 trata do teto do benefício pago aos aposentados pela Previdência.
Ao contrário do projeto do governo, Ribeiro quer incluir na Constituição que o teto do benefício será de dez salários mínimos.
O recuo de Ribeiro ocorreu depois dos encontros que ele teve na semana passada com o vice-presidente da República, Marco Maciel, e com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PPB), seu chefe político.

Texto Anterior: 'Alteração rompe pacto civilizado'
Próximo Texto: Incra transfere conflitos para a Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.