São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado quer poder vetar venda da Vale

Projeto será votado ainda neste mês

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado insiste em "monitorar" a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.
Foi o que disse ontem ao novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luiz Carlos Mendonça de Barros, o relator do projeto que permite bloquear a privatização, senador Ney Suassuna (PMDB-PB).
O projeto deverá ser votado até o final do mês, contra a vontade do governo. A votação da proposta já foi adiada uma vez a pedido do presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Os interesses do governo e do Congresso são opostos, mas o Senado não abre mão de acompanhar a privatização mais importante do mundo no momento", afirmou Suassuna.
A última versão do projeto prevê a criação de uma comissão de senadores para monitorar a venda. O plenário do Senado passaria a ter também o poder de sustar a venda da empresa.
Suassuna disse que o Senado vetaria, por exemplo, o desmembramento da Vale. "A venda em bloco é uma das exigências dos senadores", disse.
Além disso, os senadores não aceitam que um único grupo empresarial estrangeiro passe a ter o controle acionário da empresa.

Texto Anterior: FHC mantém pressão pela Lei das Patentes
Próximo Texto: Sem-terra acusam juiz e promotor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.