São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995 |
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Saiba evitar problemas na compra de programas
LUCIA REGGIANI
Primeiro, é preciso saber qual o tipo de programa que se está procurando, quais as funções que ele terá de desempenhar. Dê preferência aos mais completos -o recurso que não é necessário hoje pode vir a ser fundamental amanhã. Para empresas, por exemplo, existem programas que acompanham do pedido do cliente até a entrega do produto, passando pelo controle da produção, de estoques e toda a parte financeira. Alguns são vendidos em módulos. Como os recursos, as informações nunca são demais. Procure saber mais com pessoas que já utilizam programas similares. Procure também publicações e lojas especializadas. Muita informação pode ser obtida por correio eletrônico nos serviços de mensagens (BBS) e na Internet. Quando chegar à loja, procure conversar bastante com o vendedor. Leia todas as especificações da embalagem e, se possível, teste o programa e veja o manual. É importante saber se o seu micro dá conta de fazer funcionar o programa adequadamente. Verifique se a memória RAM (aleatória) e a capacidade de armazenamento de dados do seu disco rígido são suficientes. Veja também se o sistema operacional, que controla as funções básicas do seu micro, é compatível com o programa. Por fim, lembre-se que é possível devolver o soft com defeito ou que não faz o que promete em propaganda ou na embalagem. Exija nota fiscal e programas oficiais. Envie reclamações -acompanhadas de número de telefone para contato- por carta para Consumidor On Line, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo-SP, CEP 01202-900. Se preferir, mande pelo fax (011) 223-1644 ou encaminhe para o endereço eletrônico inffolha@sol.uniemp.br na Internet. Texto Anterior: Alta velocidade é atração na Comdex Próximo Texto: Conta chega antes da entrega do micro Índice |
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