São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Haia marca juízo para crimes de sérvio-bósnio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tribunal da ONU para crimes da guerra na ex-Iugoslávia anunciou ontem a data do primeiro julgamento de um acusado por atrocidades cometidas na região.
Dusan Tadic, sérvio-bósnio acusado de tortura e assassinato de croatas e muçulmanos no campo de prisioneiros de Omarska, em Prijedor (Bósnia), em 1992, será julgado em maio.
Tadic afirmou que as acusações contra ele são vagas. A juíza Gabrielle McDonald disse que as denúncias são bastante específicas.
O tribunal foi criado em maio de 1993 a pedido do Conselho de Segurança da ONU.
Desde então, 52 pessoas foram acusadas por crimes de guerra na região, incluindo os líderes sérvios Radovan Karadzic e Ratko Mladic. Mas apenas Tadic está preso.
O presidente croata, Franjo Tudjman, promoveu o comandante das milícias croatas na Bósnia, Tihomir Blaskic, nomeando-o inspetor do Exército croata. Anteontem, em Haia, Blaskic, tinha sido acusado por crimes de guerra.

Texto Anterior: Golpista deve ser eleito na Argélia
Próximo Texto: Peres reafirma compromisso de Rabin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.