São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Missa dos Quilombos' reúne 20 mil em Aparecida

DA FOLHA VALE

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam ontem a "Missa dos Quilombos", celebrada na basílica de Aparecida (170 km de São Paulo), ao final da "Jornada Zumbi pela Vida" -caminhada entre São Paulo e Aparecida convocada pela CUT para celebrar os 300 anos da morte do líder negro Zumbi.
A "Missa dos Quilombos" é uma encenação com base na estrutura da missa católica, acompanhada por músicas compostas por Milton Nascimento sobre textos do bispo de São Félix do Araguaia, D. Pedro Casaldáliga, e do poeta Hamilton Pereira, o Pedro Tierra.
O padre Ronival Benedito dos Reis, da arquidiocese de Aparecida, celebrou a missa.
No início da encenação, o cantor Milton Nascimento carregou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida descoberta do manto tradicional até o altar central.
Milton apresentou as músicas da "Missa dos Quilombos" acompanhado pela atriz e cantora Zezé Motta e por cerca de 80 músicos, bailarinos e figurantes.
A missa começou às 12h20 e durou cerca de três horas. Um corpo de baile encenou danças de origem africana.
Os tradicionais símbolos católicos se misturaram a estandartes representando as caravelas portuguesas e símbolos da cultura popular, como as bandeiras do frevo, maracatu e do Divino.
No final, o presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, fez uma homenagem a Milton, cantando a música "Canção da América".
Zezé Motta saiu chorando. "Foi lindo", disse. Milton não quis comentar o show. "Estou muito emocionado", afirmou.
Segundo ele, cantar a "Missa dos Quilombos" na basílica foi a realização de um "sonho".
Nenhuma liderança da Igreja Católica participou da "Missa dos Quilombos", celebrada pela primeira vez em um templo católico.
O arcebispo de Aparecida, dom Aloísio Lorscheider, está em Santo Ângelo (RS). Lorscheider deixou uma mensagem, que foi lida antes do início da cerimônia.
O arcebispo de João Pessoa, dom José Maria Pires, conhecido como dom "Zumbi", foi convidado, mas não pôde participar da missa por problemas de agenda.
A chegada da "Jornada Zumbi pela Vida" a Aparecida provocou um congestionamento de cerca de 5 km na via Dutra.
Na avaliação da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 2.000 pessoas aderiram à caminhada no trecho entre Roseira (160 km de São Paulo) e Aparecida.

Texto Anterior: Choque entre caminhão e Gol mata três em SP
Próximo Texto: Governo não sabia de destruição arqueológica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.