São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedagoga é solta após pagar resgate

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A pedagoga Louise Portela Vasconcelos, 21, foi libertada na manhã de ontem, segundo sua mãe, Nadir Portela. Ela estava sequestrada havia uma semana.
A libertação teria ocorrido no interior do Estado do Rio, após pagamento de resgate pela família.
Nadir anunciou a libertação de sua filha em entrevista coletiva às 15h15 de ontem. Ela falou da sacada da casa de dois andares onde mora, no bairro de Vista Alegre (zona norte do Rio).
Ela não quis revelar detalhes da libertação e disse que sua filha está internada em uma clínica "no interior". Segundo Nadir, há indícios de que a moça tenha ficado presa também no interior.
Ela leu uma nota previamente redigida e cujas cópias foram distribuídas aos jornalistas.
No texto, anuncia a libertação de Louise, agradece a colaboração de amigos, vizinhos, parentes, instituições religiosas, da imprensa e da polícia. "Estou muito feliz", disse a mãe ao concluir, tentando conter as lágrimas.
Na rua, crianças e adultos seguravam uma faixa em apoio a Louise e aplaudiam a cada pausa feita por Nadir. Ela disse que "talvez" a família se mude do Rio.
Segundo Nadir, a polícia atuou de forma discreta e não contou com a colaboração da família nas investigações. A Polícia Civil não tem pistas dos sequestradores nem do local do cativeiro.
Sobre o pagamento do resgate, Nadir foi evasiva, afirmando apenas que ele havia sido feito também na manhã de ontem.
Louise Vasconcelos foi sequestrada no dia 8 deste mês quando deixava o Colégio Ateneu, no bairro de Jardim América (zona norte), onde leciona. O colégio é propriedade de sua família.
Nadir disse que sua filha ligou para casa hoje de manhã, apenas uma vez. Perguntada sobre o que Louise teria dito, sua mãe afirmou apenas: "ela está feliz".
Em seguida, a moça teria se internado em uma clínica, acompanhada pelo noivo, Edgar Santos. Santos, segundo Nadir, esteve presente durante toda a negociação. Ele teria sido o intermediário entre a família e os sequestradores.
Segundo informações de parentes, a família teria recebido três telefonemas dos sequestradores anteontem. Dois deles teriam sido para casa de familiares de Louise do interior. O terceiro, para sua própria casa.
O pai de Louise, Francisco Portela de Vasconcelos, está internado com problemas cardíacos. Nadir disse que ele passa bem.
O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), divulgou nota no fim da tarde dizendo-se satisfeito com a libertação da jovem. Segundo Alencar, as investigações sobre a autoria do crime e a busca aos sequestradores prosseguirão.

Texto Anterior: Invasão leva pânico ao local
Próximo Texto: Malária já afeta 27% dos índios mundurucus no PA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.