São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carga brasileira é detida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autoridades argentinas confiscaram ontem 11 caminhões de carga brasileiros, por ordem de um juiz federal que investiga irregularidades alfandegárias.
Os caminhões foram detidos pela Gendarmeria Nacional (polícia de fronteira) na cidade argentina de Paso de Los Libres, fronteira com Uruguaiana (RS).
Os veículos são das empresas brasileiras de transporte Leffa, Coral e Michelon, todas investigadas pelo juiz Juan Angel Oliva, segundo a polícia.
Ele suspeita de que os caminhões dessas empresas cruzem a fronteira entre Brasil e Argentina sem declarar e verificar oficialmente sua carga desde 92. Para Oliva, funcionários da alfândega argentina teriam cumplicidade.
O juiz acredita que as empresas fazem contrabando ou simulam entrada de mercadorias no país para obter benefícios fiscais de exportação, num tipo de fraude que já levou a processos contra funcionários da alfândega em 94.
A polícia não informou o que havia nos caminhões confiscados, mas calculou o valor da carga em "vários milhões de dólares".
As autoridades argentinas aumentaram nos últimos meses o controle nas divisas com Brasil, Uruguai e Paraguai, seus sócios no Mercosul. Há a suspeita de que pelo menos 40 caminhões cruzaram essas fronteiras em 95 sem cumprir a lei em vigor.
Os acordos do Mercosul aumentaram em cerca de 300% o comércio entre seus membros desde 91.

Texto Anterior: Redução de cota cria incidente diplomático
Próximo Texto: Governo estuda reajuste nos combustíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.