São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
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Novo homem deixa revistas e vira pesquisa de faculdade

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para traçar o perfil fashion masculino dos anos 90, o Curso Superior de Moda da Faculdade Anhembi Morumbi realizou anteontem o seminário "O Novo Homem", com base em pesquisa de imagens e dados colhidos por Dario Caldas e Mário Queiroz, ambos professores do curso.
O seminário fundamentou suas observações a partir do que observaram ser uma crise da identidade masculina neste final de século e das mudanças no comportamento masculino e feminino dos anos 60 até hoje.
Segundo os palestrantes, "a redefinição do papel da mulher na sociedade contemporânea, a crise econômica dos últimos 20 anos, a Aids e a força do movimento gay levam a crer num desmoronamento do modelo de homem criado pela sociedade patriarcal".
O resultado são as imagens que já podem ser vistas nos principais editoriais, anúncios e desfiles de moda, com uma enorme diversidade de tipos de homens interpretando valores antes exclusivamente das mulheres.
O que se vê são os tradicionais looks masculinos trabalhados a partir de recursos como o os arquétipos masculinos; cores mais fortes; maquiagem e atitude mais expressivas; o uso de modelos sem músculos e até certa androginia.
Os novos homens não precisam mais exibir seus músculos. Podem até usar espartilhos, underwear com volumes falsos (com enchimento na pélvis ou atrás) ou mesmo um terno estampado com músculos, como propôs o estilista Gaultier em seu desfile de verão.
"O novo costume não rima mais com uniforme", diz Dario Caldas, para falar do terno do novo homem, que deixa de seguir padronagens rígidas de gola ou quantidade de botões.
O novo terno chega às vitrines confeccionados em tecidos coloridos e brilhantes, tão despojados como uma "segunda camisa".
Os salões internacionais de moda masculina "Sehm" e "Who's Next Urban Trade Show' foram citados como importante fonte para a elaboração deste seminário.
Nos dois, uma tendência da moda masculina em se rejuvenescer, batizada "Street Waves" (ondas de rua), com forte inspiração na cultura clubber, no streetwear dos esportes como skate e roller-skate e nos uniformes dos trabalhadores de rua -cor laranja, detalhes plásticos e faixas refletivas.

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