São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Destilarias conservam produção ritual

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

A origem do uísque -palavra que vem do gaélico "uisge beatha", ou água da vida- remonta ao século 15, quando os monges eram papas na arte da destilação.
Passados 500 anos, visitar uma destilaria de uísque "single malt" ainda é ritual quase litúrgico que usa apenas três ingredientes básicos: água pura e cevada.
No caso da The Edradour, estabelecida desde 1825 nas colinas próximas a Pithlochry, nas Terras Altas, e auto-denominada "a menor destilaria da Escócia", apenas três homens se dedicam à destilação de um "single malt" que envelhece por dez anos.
Mas a região de Pithlochry tem diversas outras destilarias, como a de Blair Athol, fundada em 1798 e produtora do "single malt" usado no blended do uísque Bell's.
Uma bebida singular
O "single malt" é a bebida obtida a partir um tipo de grão de cevada em uma única destilaria.
Essa cevada é deixada de molho e depois espalhada para germinar.
Após seis ou sete dias de germinação os grãos viram "malte verde", sendo então secados num forno onde lança-se turfa -espécie de xaxim mineral-, que dá sabor característico à mistura.
A etapa seguinte passa pela moagem do malte seco. A farinha que resulta é misturada com água quente proveniente dos rios das Terras Altas escocesas.
A pasta é agitada e os amidos se convertem em açúcares. O mosto resultante é resfriado e bombeado para cubas de fermentação.
Passa-se depois de dois dias à fase da destilação -e muito do segredo de cada "single malt" vem da forma do alambique.
O líquido é destilado duas vezes nesses alambiques de cobre.
Nessa fase a mistura resultante da bidestilação é incolor.
O próximo passo é armazená-lo em barris de carvalho e, de preferência, naqueles que já envelheceram brandy.
É aí que o uísque envelhece e ganha sua cor e sabor.
Cerca de 2% do líquido evapora a cada ano e os escoceses chamam a perda de "quinhão dos anjos".
O blended uísque
A produção do "single malt" é quase artesanal e a demanda por uísque no mundo criou uma nova bebida, o blended (misturado), que se obtém com a mistura de maltes e um outro álcool de cereais conhecido como "grain uísque", ou uísque de cereais.
Uma garrafa de blended custa cerca da metade de uma de "single malt" uísque.
Embora os maltes estejam ganhando mercado em todo mundo, a maior parte do uísque escocês é proveniente da mistura feita pelos mestres "blenders", espécies de monges de nossos tempos, responsáveis por um sabor que os bons bebedores consideram quase sagrado.

THE EDRADOUR: próximo a Moulin e a Pithlochry, de onde dista 5 km pela rodovia A-924, tel. local (0796) 47-2095; BLAIR ATHOL: na entrada de Pithlochry, tel. (0796) 47-2234.

Texto Anterior: Edimburgo faz mistura de magias e tradições
Próximo Texto: Castelo foi cenário de histórias e lendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.