São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Magalhães fez oposição a Getúlio

DO BANCO DE DADOS

O político e banqueiro José de Magalhães Pinto nasceu a 28 de junho de 1909 na cidade mineira de Santo Antonio do Monte.
Em 1932, casa-se com Berenice, com quem teve quatro filhos.
Formado em direito, de 1929 a 1943 foi funcionário e diretor do Banco da Lavoura do Estado de Minas Gerais, atual Banco Real.
Em 1943, ao lado de políticos, empresários, intelectuais e jornalistas, assina o "Manifesto dos Mineiros" com críticas ao governo do presidente Getúlio Vargas.
Por causa do manifesto é obrigado a deixar a direção do Banco da Lavoura. Surge então a idéia de abrir o próprio banco, junto com seu irmão, Waldomiro.
Em 45, inicia a carreira política elegendo-se deputado pela UDN (União Democrática Nacional).
Uma das maiores vitórias em sua carreira política foi em 1960, quando derrotou Tancredo Neves nas eleições para o governo de Minas. Teve como lema de governo "Minas trabalha em silêncio".
Em novembro de 1966, Magalhães Pinto é eleito deputado federal pela Arena como o parlamentar mais votado.
Exerce o cargo até março de 1967, quando, convidado pelo então presidente Costa e Silva, assume Ministério das Relações Exteriores. Ainda pela Arena, é eleito senador, em 1970.
Em 1974, passa a dirigir o Nacional. No ano seguinte, é eleito presidente do Senado.
Desde 1985, quando sofreu um derrame, Magalhães Pinto está afastado da vida pública, isolado em sua casa no Rio de Janeiro.

Texto Anterior: Nacional tem ativo de R$ 12,6 bilhões
Próximo Texto: União se torna fundamental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.