São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edifício tradicional do Rio abriga os patriarcas das duas famílias

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Um dos endereços mais tradicionais do Rio, o edifício Presidente Tancredo Neves, na avenida Atlântica, zona sul, abriga os patriarcas das duas famílias envolvidas no negócio entre Unibanco e Banco Nacional.
Na cobertura, mora Walter Moreira Salles, do Unibanco, e no apartamento 401, José Magalhães Pinto, do Nacional. O prédio chamava-se Golden State e mudou de nome com a morte, em 1985, do presidente Tancredo Neves, que tinha um apartamento lá.
Construído na década de 40, tem apartamentos de 650 metros quadrados que valem cerca de US$ 1,2 milhão. O presidente Juscelino Kubistcheck morava em seu "gêmeo" e vizinho Golden Gate.
Na época de JK, muitos mineiros moravam no Golden State. Ganhou a fama de ser um lugar de pão-duros. Diz o folclore que a disputa pelo pagamento de um reparo fez com que os moradores ficassem meses tomando banho frio.
Segundo o arquiteto Paulo Casé, os edifícios-gêmeos têm uma construção eclética, utilizada para realçar "uma visão palaciana, emblemática de status".
Mora também no prédio Teóphilo Azeredo Santos, presidente do Sindicato dos Bancos do Rio. Ele já recebeu em seu apartamento o então presidente da URSS, Mikhail Gorbatchev.

Texto Anterior: Projetos culturais poderão ter continuidade
Próximo Texto: Bradesco e grupo belga podem comprar Nacional Energética
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.