São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eduardo Jorge trabalha para americanos

DA AGÊNCIA FOLHA

A Rede Bandeirantes levou ao ar ontem reportagem que afirma que o secretário-geral da Presidência e homem de absoluta confiança do presidente Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge, é também diretor de uma companhia americana chamada UAIC (United American Insurance Copany), uma seguradora, que seria controlada pelo estatal brasileira IRB - Instituto de Resseguros do Brasil.
Segundo a reportagem, a empresa tem apenas um boy, mas conta com um corpo de 19 diretores, entre os quais Eduardo Jorge.
A equipe da UAIC se reuniria duas vezes por ano ordinariamente. SemPre segundo a reportagem, todas as vezes em que vai aos EUA participar desses encontros, o secretário Eduardo Jorge recebe passagens aéreas, diárias de US$ 350 e US$ 1.000 a título de jeton.
A reportagem lembra que o Tribunal de Contas da União (TCU) proíbe o pagamento de jeton a funcionário da administração direta ou indireta.
Procurado pela reportagem da Bandeirantes, o secretário Eduardo Jorge se defendeu com três argumentos: disse ter sido indicado pelo cargo pelo próprio presidente da República. Diz ter consultado a Casa Civil sobre eventuais incompatibilidades legais entre o exercício do cargo e a função que ocupa na empresa e recebido sinal verde. Diz ainda que a UAIC, por ser uma empresa norte-americana, não estaria sujeita à legislação brasileira.
Eduardo Jorge diz também que não conhece a posição do Tribunal de Contas da União a respeito do assunto e se dispõe a consultar o órgão.

Texto Anterior: Sarney pede punição de responsáveis
Próximo Texto: Suspeito de suborno auxiliou pai de Chedid
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.