São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rainha faz acusação contra delegado

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pontal do Paranapanema, José Rainha Jr., encaminhou ontem à Ouvidoria de Polícia do Estado acusação contra o delegado de Sandovalina (SP), Marco Antonio Fogolin.
Segundo Rainha, o delegado, que pediu sua prisão preventiva por duas vezes, não o ouviu durante as investigações. "Quero ter o direito de depor e de acabar com essa farsa", disse Rainha.
O ouvidor, Benedito Domingos Mariano, disse que vai encaminhar a acusação de Rainha à Delegacia-Geral e à Corregedoria de Polícia Civil do Estado.
O Ministério Público estadual também será acionado. "Não temos o poder de julgar, mas de encaminhar os fatos para que sejam investigados", afirmou o ouvidor.
Rainha disse ser "vítima de uma armação", ao se referir à acusação de ter extorquido R$ 6.000 do fazendeiro Roberto Amaro.
O líder do MST disse que o dinheiro foi dado em empréstimo, já pago com sementes, a trabalhadores sem terra do Pontal.
Em outubro, Fogolin pediu a prisão preventiva de Rainha pela primeira vez devido à acusação de homicídio no Espírito Santo.
Rainha afirmou que essa acusação também é falsa. Segundo ele, o delegado teria ignorado seu domicílio na cidade de Teodoro Sampaio (SP) e conduzido os inquéritos policiais sem ouvi-lo.
A ouvidoria recebe denúncias de abusos das polícias Civil e Militar. Essa é a primeira acusação que o órgão torna pública desde que começou a funcionar na terça-feira passada.
Qualquer pessoa pode denunciar um abuso policial à ouvidoria. O órgão mantém em sigilo, quando solicitado, a autoria das acusações. Os denunciantes também poder pedir proteção.
Primeira experiência de ombudsman de polícia da América Latina, a ouvidoria recebe reclamações pelo telefone 826-1244, ramal 222, entre 9h e 17h.

Texto Anterior: MST faz acordo para deixar fazenda em SP
Próximo Texto: Prefeito libera funcionários e culpa sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.