São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos menores têm mais risco do que os grandes, diz consultor

DA SUCURSAL DO RIO

O especialista norte-americano em risco bancário, Anthony Saunders, acredita que o Brasil vai seguir uma tendência mundial, segundo a qual os bancos pequenos e menos sofisticados terão risco muito maior do que os bancos grandes.
Segundo Saunders, que é PhD (doutor) pela London School of Economics, professor da New York University e consultor do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, os bancos brasileiros começarão a sofrer, daqui para a frente, um processo grande de fusões.
Saunders acredita que o principal problema para os bancos no Brasil hoje é a taxa de juros muito elevada, que, segundo ele, faz com que o risco de crédito aumente bastante.
"A menos que os juros caiam, os problemas de risco de crédito vão persistir e os bancos vão continuar a ter problemas de inadimplência (atraso no pagamento) no Brasil", disse Saunders.
Por isso, segundo o especialistas, sobreviverão os bancos que tenham uma carteira mais diversificada, atuando nos ramos de cartões de crédito, seguros, previdência privada e outros, gerenciando, assim, os riscos dos empréstimos tradicionais.
Saunders disse que não se poderia esperar nada diferente da situação bancária no Brasil com o Plano Real.
Segundo o especialista, toda vez que a taxa de inflação cai abruptamente e ainda existe risco no mercado, a taxa de juros real fica elevada.

Texto Anterior: Bancários vão à Justiça contra Proer
Próximo Texto: Falta dólar e comercial aumenta 0,29%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.