São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O som do jazz toma conta de Vitória

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O trompetista carioca Cláudio Roditi e a cantora dinamarquesa Maria Petersen estão entre as atrações do 6º Vitória Jazz Festival, que ocorre em Vitória (ES).
Bandas e instrumentistas locais alternam-se a músicos de São Paulo e Rio de Janeiro, na programação do evento que já se firmou como um dos principais do país.
Roditi tocou muita bossa nova antes de se radicar nos EUA, no início dos anos 70, e ter se apresentado ao lado de astros como Dizzy Gillespie, Paquito D'Rivera e James Moody.
Como no repertório de Roditi, a música brasileira está entre as predileções de Maria Petersen. Além de ter gravado um disco com o pianista Luiz Eça, a vocalista dinamarquesa também canta ocasionalmente em português.
No sexteto que vai acompanhá-la, Maria Petersen traz uma curiosidade: a saxofonista Christina Von Bulow, ex-aluna do mestre Stan Getz (1927-1991).
Marien Calixte, produtor do festival, não perdeu a ocasião. Durante a noite de encerramento, no domingo, pretende organizar uma "jam session" com Christina e Kátia Rocha -saxofonista capixaba que também está escalada para a noite de hoje.
"É muito raro ver duas mulheres tocando saxofone. Essa será a curiosidade deste ano", avisa Calixte, radialista e escritor que dirige o Vitória Jazz Festival desde sua criação, em 1990.
Outro brasileiro com carreira internacional é o virtuose Paulo Belinatti, que mostra sua música instrumental brasileira no domingo, em concerto solo de violão.
Essa noite, por sinal, prometeser uma das mais quentes do festival. Inclui ainda o trio carioca formado por Marinho Boffa (piano), Paulo Russo (contrabaixo) e Mamão (bateria) -uma reunião de feras do instrumental brasileiro.
Entre as atrações locais, o destaque fica com o Quarteto JB, que apresentará repertório baseado em Tom Jobim.

Evento: Vitória Jazz Festival
Onde: Teatro Carlos Gomes (pca. Costa Pereira, s/n, tel. 027/223-4882, região central de Vitória)
Quando: até domingo, às 20h
Quanto: entre R$ 10,00 e R$ 40,00

Texto Anterior: Ravache mostra seu álbum de recordações
Próximo Texto: MAM resgata memória do cinema brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.