São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

12/12/1915 - Francis Albert Sinatra, filho único de Dolly e Martin Sinatra, nasce em Hoboken, Nova Jersey (EUA).

1939 - Casa com Nancy Barbato e canta de graça no programa de rádio "Dance Parade", no qual é ouvido por Harry James, que o contrata como vocalista de sua banda. "All or Nothing at All", sai em julho e vende 8.000 cópias, chegando ao primeiro lugar das paradas de sucesso quando relançada em 1943.

1940 - Vira crooner da banda de Tommy Dorsey.

1941 - Eleito o vocalista de banda mais popular do país pela revista "Billboard". Desbanca Bing Crosby do topo da lista dos melhores cantores da "Down Beat".

19.01.42 - Primeiras gravações solo. Acerto com Dorsey para deixar a banda e assinar contrato com a Columbia.

1943 - Temporada de quatro semanas no teatro Paramount, de Nova York. As fãs, histéricas, não o deixam sair à rua. Contrato com o programa de rádio "Hit Parade" e os estúdios da Metro.

1944 - Isento do serviço militar, passa a maior parte do tempo em Hollywood. Greve de quase um ano dos músicos afasta o cantor dos estúdios de gravação.

1949 - Declínio de popularidade (quinto lugar na "Down Beat") e queda na venda de discos.

1950 - Nancy aceita a separação, mas se recusa a conceder o divórcio. Primeiro programa de TV, "The Frank Sinatra Show", fracassa. Comitê do Senado para investigar atividades do crime organizado convoca o cantor para um depoimento sobre suas ligações com chefões da Máfia.

1951 - Tentativa de suicídio após brigar com Ava num chalé do lago Tahoe (Califórnia). Nancy concede o divórcio. Sinatra e Ava se casam na Filadélfia.

1952 - Declínio continua. A Columbia se recusa a renovar seu contrato. Aceita atuar em "A Um Passo da Eternidade" por apenas US$ 1.000 semanais. Ava aborta um filho do cantor.

1953 - Fracassa excursão à Europa. Casamento com Ava nas últimas. Nova tentativa de suicídio do cantor. Nova gravadora, a Capitol. Nova separação.

1954 - Oscar de melhor ator coadjuvante por "A Um Passo da Eternidade". A gravação de "Young at Heart" e o álbum "Swing Easy" o levam de volta ao primeiro lugar da "Down Beat". Sua carreira cinematográfica renasce -seis filmes em dois anos.

1959 - Apoio à candidatura de John Kennedy à Presidência.

1960 - Fundação da Reprise.

1962 - Ministério da Justiça investiga envolvimento do cantor com a Máfia. Fim da amizade com Kennedy e do contrato com a Capitol. Saem os primeiros álbuns da Reprise.

1963 - Sequestro de Frank Sinatra Jr. no lago Tahoe. Fusão da Reprise com a WEA.

1966 - Casamento com a atriz Mia Farrow. "Strangers in the Night" estoura nas paradas.

1967 - Gravação de "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim". Fim do casamento com Mia Farrow.

1970 - Primeira despedida do show business.

1974 - Volta ao show business com um espetáculo no Madison Square Garden.

1976 - Casamento com Barbara Marx.

1979 - Volta a gravar depois de oito anos. "New York, New York", estoura nas paradas.

1980 - Seis shows no Rio de Janeiro. Apoio à candidatura de Ronald Reagan à Presidência. Sai "Trilogy", seu primeiro álbum em cinco anos, que lhe rende um Disco de Ouro.

1984 - Grava em estúdio depois de cinco anos, com Quincy Jones e jazzistas de várias gerações -"L.A. Is My Lady", só editado no Japão, que recebe cinco estrelas da "Down Beat".

1993 - Grava "Duets", que vende 15 milhões de cópias.

1995 - No meio de um show em Las Vegas, fica tonto e sai de cena mais cedo. Suspeitas de que sofra do mal de Alzheimer.

Texto Anterior: Uma parceria com o Brasil
Próximo Texto: Olhos azuis brilharam no cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.