São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
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Livro tenta aproximar empresas da mídia

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando uma empresa aparece na mídia, o objetivo é melhorar sua imagem ou promover seu produto. Essa verdade antiga sempre foi conhecida, mas nunca admitida, pelo menos no Brasil.
A história começa a mudar no próximo dia 1º, quando a editora Cultura lança no Brasil "Divulgação Jornalística e Relações Públicas", da norte-americana Dorothy Doty. É o primeiro livro a tratar a questão abertamente no país.
O objetivo da obra é ensinar empresas, empresários, executivos e profissionais de comunicação a lidar com a imprensa de maneira profissional. E, se possível, tirar vantagem disso.
"Geralmente o pessoal não gosta de falar muito no lado promocional do relações públicas, porque parece uma coisa subalterna, mas devemos assumir isso", afirma o publicitário e jornalista Nemércio Nogueira, 55, tradutor da obra.
A edição brasileira ganhou uma apresentação de 22 páginas, escrita pelo próprio Nogueira.
Nela, o tradutor faz considerações sobre a obra e apresenta ao leitor algumas particularidades da mídia no Brasil. "Como o livro trata da realidade dos EUA, achei que valia a pena fazer uma introdução da realidade brasileira".
Na introdução, Nogueira aconselha empresários e profissionais de comunicação das empresas a atender aos jornalistas sempre que procurados -mesmo que a situação seja desfavorável-, se preparar para perguntas imprevistas, além de descrever alguns dos principais problemas enfrentados no dia-a-dia das redações.
Nogueira chega a sugerir que empresários e responsáveis pela comunicação das empresas visitem os jornalistas em seu local de trabalho para conhecê-los melhor -uma postura nem sempre apreciada pelos profissionais.
"O empresário fica perplexo diante da imprensa, diz Nogueira. "Ao mesmo tempo em que a teme, quer que ela goste dele".
Segundo o tradutor da obra, o importante no contato entre empresa e imprensa é "saber como conduzir essa relação".
A parte final da edição traz ainda um apêndice com dois artigos dos jornalistas Barbara Gancia (Folha) e Renato Pompeu ("Jornal da Tarde") com críticas aos "press releases" (informações de divulgação das empresas) malelaborados que inundam as redações.

"Divulgação Jornalística e Relações Públicas", de Dorothy Doty, tradução de Nemércio Nogueira, 350 págs., editora Cultura, R$ 26,00.

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