São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto foi misto de 'medo e frustração', diz jornal

THE NEW YORK TIMES
De Nova York

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O jornal "The New York Times" publicou ontem uma reportagem sobre a caminhada Reage Rio. O protesto contra a violência carioca também foi registrado pela rede CNN, em reportagem especial de quatro minutos.
A CNN chamou a manifestação de "grito por ajuda" da população, que "implora para que o governo adote ações mais efetivas no combate ao crime".
Segundo a CNN, a repressão ao tráfico de drogas no Rio é prejudicada porque a polícia carioca é corrupta e mal paga.
A reportagem misturou imagens da marcha com entrevistas com os organizadores, depoimentos de vítimas da violência e imagens de arquivo de tiroteios entre policiais e traficantes.
A reportagem do "Times" foi publicada no primeiro caderno do jornal, no alto da página 10 e também faz críticas à polícia e à falta de ação governamental.
Segundo o jornal, os moradores do Rio se recusam a chamar a polícia, mesmo quando são vítimas de crimes, por desconfiarem da eficiência e honestidade dos policias.
O "Times" não mencionou quantas pessoas participaram da caminhada. Segundo o jornal, a tolerância dos cariocas com a violência se esgotou no mês passado por causa da nova onda de sequestros que tomou conta da cidade.
O "Times" classificou o clima do protesto como um misto de "medo e frustração".

Texto Anterior: Caminhada foi 'lúdica', diz Maia
Próximo Texto: Pastor depõe sobre droga encontrada em instituição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.