São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Furacão poupa hotéis ao passar por Cancún

GUILHERME BUSCH
ENVIADO ESPECIAL A CANCÚN

O parque ecológico Xcaret e a ilha de Cozumel foram as partes mais atingidas pelo furacão Roxanne na região de Cancún, principal cidade turística do México -localizada às margens do mar do Caribe.
O furacão atingiu a região no dia 11 de outubro deste ano. Em Cancún, segundo os responsáveis pelo turismo, os estragos foram pequenos. Não há estimativa de prejuízos.
Andando pela rua na cidade ainda é possível ver outdoors no chão, vidros danificados e pequenas obras de reconstrução. Nenhum prédio de porte foi afetado.
Segundo Roberto Cintron, presidente da Associação dos Hotéis de Cancún, há previsão de que entre os meses de julho e novembro sempre haja ocorrência de furacões na região.
O mais intenso, Gilberto, aconteceu em 88, quando brasileiros não haviam descoberto Cancún.
"É um fenômeno comum. Neste ano foram 17 furacões no Caribe. Não há previsão de novos fenômenos para Cancún em 95.
Xcaret, um dos locais mais atingidos, fica distante cerca de 70 km da zona hoteleira de Cancún. É um parque de preservação ambiental privado e ficou cinco dias fechados após a passagem do Roxanne.
Prejuízos
Carlos Constancio, proprietário, estima em R$ 3 milhões o valor a ser gasto para a reconstrução da parte destruída. O parque recebe 400 mil visitantes por ano.
Os turistas que visitam Xcaret podem observar as obras em andamento. Um dos principais prejudicados foi o "borboletário (gaiola gigante onde há criação de borboletas), que foi destruído.
Um restaurante ainda está fechado e parte da orla está em obras. Percebe-se ainda estragos feitos na vegetação, cuja reparação deve levar anos.
Em Cozumel, ilha a pouco menos de uma hora de barco e 40 minutos de carro de Cancún, os estragos também podem ser vistos, principalmente na vegetação.
A ilha é ponto de parada de cruzeiros marítimos e possui boa estrutura para compras e mergulho.

O jornalista GUILHERME BUSCH viajou a Cancún a convite da Soletur e da Varig.

Texto Anterior: Mexicanos fazem festa aos seus parentes mortos
Próximo Texto: Balneário se afoga entre hotéis e turistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.