São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital do câncer completa 40 anos; A FRASE; O NÚMERO; Doença pulmonar tem nova forma de estudo; Perspectiva de sobrevida é boa para americanos; Médico é condenado por receber comissão

JULIO ABRAMCZYK

Hospital do câncer completa 40 anos
O Hospital A. C. Camargo, da Fundação Antonio Prudente, está completando 40 anos de atividade especializada no diagnóstico e tratamento do câncer. Para o médico Ricardo Renzo Brentani (foto), presidente da fundação, a instituição é um importante centro de formação de profissionais na área de saúde. Atende doentes previdenciários e mantém cerca de 150 convênios com a iniciativa privada.

A FRASE
"Câncer é hoje uma doença bastante curável. Pode-se falar em margem de cura de 50%."
(Ricardo Renzo Brentani, titular de oncologia da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Instituto Luewig de Pesquisa sobre o Câncer e presidente da Fundação Antonio Prudente).

O NÚMERO
29 ...doenças infecciosas surgiram nas duas últimas décadas, das quais a Aids, a febre hemorrágica pelo vírus Ebola e a doença do legionário representam grave ameaça à saúde pública, diz a Organização Mundial da Saúde.

Doença pulmonar tem nova forma de estudo
O médico Alberto Cukier, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, foi aprovado no dia 30 último em concurso de livre-docência na disciplina de pneumologia da Faculdade de Medicina da USP. A tese, "Avaliação de Doenças Pulmonares Obstrutivas por meio da Tomografia Computadorizada de Alta Resolução, aprovada com a média 9,96, visou a introduzir um método de análise não invasiva sobre o que ocorre na estrutura pulmonar dos doentes com obstrução crônica e acompanhar a evolução e o comportamento das alterações.

Perspectiva de sobrevida é boa para americanos
Após os 80 anos, a expectativa média de sobrevida nos EUA é de nove anos para as mulheres e de sete para os homens, segundo os professores Kenneth G. Manton e James W. Vaupel. O relatório, publicado no "The New England Journal of Medicine", assinala ainda que a sobrevivência entre os norte-americanos idosos é maior que na Suécia, França, Inglaterra e Japão.

Médico é condenado por receber comissão
Um médido norte-americano foi condenado a dez anos de prisão e multa de US$ 500 mil por receber comissão para prescrever remédios. David Brown, endocrinologista pediátrico, tornou-se nos EUA o médico com o maior número de receitas prescritas com Protropin, um hormônio de crescimento fabricado por engenharia genética. O laboratório que produz o medicamento foi inocentado pela justiça americana.

Texto Anterior: Doença pode causar crises ou ficar 'escondida'
Próximo Texto: Secretária ainda tem fama de 'rouba-marido'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.