São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus vivem escondidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma idéias difundida nos últimos anos é que o crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico são responsáveis pela emergência das novas doenças.
A idéia é simples: vírus e bactérias sempre existiram. Alguns deles "escondidos" em animais que viviam em locais inacessíveis ao homem. Florestas tropicais, por exemplo.
O homem é que, ao construir estradas e novas cidades, se aproximou de hábitats antes intocados.
Resultado: desequilíbrio ecológico. Alguns animais passam a ser atraídos por novos centros urbanos, outros passam a proliferar -no caso do extermínio de algum elo da cadeia alimentar.
O desequilíbrio ecológico é, segundo a idéia, o responsável pelo aproximação do homem com os microscópicos seres vivos transmissores de doenças.
Mas por que o homem é tão vulnerável a esses organismos? Os animais, reservatórios de vírus e bactérias, tornaram-se resistentes ao longo dos milhares de anos em que conviveram com eles. Certamente, no início, muitos deles morreram.
Para o vírus, uma grande vantagem, já que, ao contrário do que se pensa, ele não "nasceu para matar".

Texto Anterior: A invasão dos micróbios
Próximo Texto: Pesquisadores acham em moscas centro responsável por rito sexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.