São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resíduos da gráfica vão ter tratamento

Processo tem eficiência de 98%

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro Tecnológico Gráfico-Folha (CTG-F) é ecologicamente correto. Não há riscos de o córrego que passa ao lado vir a ser poluído, se depender das novas instalações do jornal.
O tratamento químico de líquidos que vêm da revelação de chapas fotográficas permite obter água 500 a 600 vezes mais pura que a do rio Tietê.
Essa é a conclusão do engenheiro José Antonio Ferreira, da McLeod Ferreira Consultoria Técnica, que fez o projeto da usina de tratamento.
"Os resíduos químicos de um parque gráfico são muito mais poluentes do que os esgotos sanitários e requerem um tratamento especial, disse.
Segundo Ferreira, o tratamento não pode ser semelhante ao usado para esgoto sanitário porque a eficiência seria menor.
O tratamento químico
"O tratamento físico-químico permite que tenhamos uma eficiência de cerca de 98%. Assim, a água que sai é praticamente isenta de poluentes, podendo ser usada na limpeza e regadura de plantas, diz Ferreira.
O tratamento químico consiste de duas etapas principais. O objetivo é retirar a carga orgânica dos líquidos. Carga orgânica é uma medida da poluição de um resíduo.
Nessa etapa, diz Ferreira, são retiradas quase 95% de toda a carga orgânica por meio de um processo que visa transformar os componentes tóxicos em "flocos, que são decantados em um tanque. Os flocos são então secados e levados para um aterro sanitário.
O líquido resultante desse processo é encaminhado para um segundo tratamento, chamado de biológico.
O objetivo do tratamento é terminar a purificação dos resíduos, por meio de organismos vivos, as bactérias.
Segundo Ferreira, é jogado ar na mistura, para que as bactérias possam agir, digerindo o restante da carga orgânica.
Ao final de todo esse processo são produzidos água e lodo biológico.
"O lodo pode ser secado e usado como adubo, na grama. A água pode ser clorada e usada na lavagem de pátios, caminhões e limpeza em geral, afirma o engenheiro.

Texto Anterior: Ministros de 3 países debatem estabilização
Próximo Texto: EUA vêem Plano Real em ponto crítico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.